quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coxinha de batata

Meu filho estava querendo coxinha faz dias, ontem consegui fazer. Essa massa é muito gostosa, é bem antiga, minha mãe sempre usa ela, meu irmão diz que é a melhor coxinha que existe. A massa é bem prática, a quantia dos ingredientes dá certinha, nunca dá errado, e é bem rápida de fazer na hora que está no fogo, porque tem umas que precisa ficar mexendo muito tempo. Espero que gostem da receitinha.


Coxinha de batata

Massa:
3 copos do caldo do cozimento do frango
1 copo de óleo
1/2 copo de farinha de milho
3 copos de farinha de trigo
3 batatas médias cozidas e espremidas

Recheio:
2 peitos de frango cozido
1 tomate
sal
tempero a gosto

Modo de preparo:
Recheio:
Cozinhe o frango em água com temperos e sal, desfie. Numa panela coloque o tomate picado, e refogue o frango, acerte o sal e reserve.

Massa:
Leve ao fogo o caldo de frango e o óleo, quando ferver junte a farinha de milho e a farinha de trigo, mexa rapidamente, até misturar bem. Retire do fogo e deixe esfriar. Quando esfriar completamente, junte com a batata também fria. Recheie as coxinhas, passe no ovo e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

O segredo para a massa ficar boa é não deixar as batatas cozinharem demais, ela precisa ficar macia, mas bem consistente ainda. E tanto a batata quanto a massa cozida devem estar completamente frias, senão fica ruim de trabalhar e depois as coxinhas abrem.

Obs.:
Para fazer rizoles e bolinha de queijo pode usar massa sem as batatas.

20 comentários:

  1. bela receita..tô levando comigo..amei a massa bjus...

    ResponderExcluir
  2. UAU, QUE DELÍCIA!
    O MEU FILHO TAMBÉM ME PEDIU PARA EU FAZER COXINHAS, FIZ NO SÁBADO, NÃO GOSTEI DO RESULTADO ACHEI QUE AS MINHAS FICARAM GORDUROSAS, MAS O MEU ESPOSO E O MEU FILHO COMERAM TODAS E GOSTARAM. EU AMO COXINHA MAS NÃO GOSTO DAS MINHAS, RSRS.
    AMEI AS SUAS, BEM QUE EU QUERIA COMER UM MONTÃO,HUMMMMMM!
    BEIJÃO.......

    ResponderExcluir
  3. Gocto de ver estas coisas. Acho que são tão agradáveis à vista!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Érica estas coxinhas ficaram deliciosas e perfeitinhas.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Érica eu estava a procura de uma receita boa de coxinhas e uma que sei que alguém que conheço e confio já fez e aprovou. Gostei muito da sua me fala uma coisa amiga, se eu fizer risóles, é necessario tirar as batatas mesmo? não pode fazer com elas? Amei essa receita e vou experimentar. Obrigada por partilhar com a gente...Ficaram lindas e sequinhas...bjos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meninas!

    Josy, não tem a necessidade de tirar as batatas não, fica uma delícia com elas também.

    ResponderExcluir
  7. Oi Érica! Que diferente essa massa com batatas, vou fazer, meu marido ama coxinhas, acho que ele vai gostar demais dessa massa.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Érica obrigada pela resposta amiga, vou fazer os risoles, ou bolinhas de queijo, se bme que adoro coxinhas. Ai ai gosto de todos vou fazer um de cada vez adorei essa massa, oprimeiro que fizer te conto...obrigada...bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Érica!! Obrigada pela visita no blog!! Suas coxinhas ficaram lindas, um arraso!! Eu já fiz muitas coxinhas há um tempo atrás e confesso que nunca mais tentei! Fiquei animada com sua receita! :) Lindas e apetitosas! Espero que ache o creme de leite fresco no super daí... :) Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  10. Olá Érica, nunca fiz coxinhas assim como as tuas, faço sempre com massa de rissois, vou com certeza experimentar a tua receita;)
    Um beijinho querida.

    ResponderExcluir
  11. ÉRICA,
    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJÃO......

    ResponderExcluir
  12. Ficaram tão perfeitinhas, já tenho visto esta receita algumas vezes (ou parecidas) ando curiosa, normalmente faço mas não coloco batata, tenho de experimentar!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Menina eu não conhecia seu blog, mas já fiquei seguidora, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Receita anotadissima Érica, obrigada por partilhar, prometo testá-la e partilhar

    beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Feliz Segunda feira que DEUS te abençoe durante a semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Érica eu ando numa gula com coxinha que você não faz ideia...risos... ontem mesmo comi uma.
    Adorei sua receita, achei bem fácil! Vou levar comigo para fazer em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Òtima receita, Érica.Essas que passam de mãe pra filha são as melhores.BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  18. Fazendo as coxinhas NOW, logo logo a receita vai la pro meu cantinho, depois dou um alô pra vc aprovar hein rsrs
    um bjo

    ResponderExcluir